Top 3 desta semana

Postagens relacionadas

Faleceu o artista Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista – Showbiz

Manuel Cargaleiro: vida e obra de um mestre da arte portuguesa

Hoje, o mundo das artes perdeu um dos seus grandes mestres. Manuel Cargaleiro, o renomado artista plástico português, faleceu tranquilamente, rodeado pelos seus entes queridos. Sua companheira afirmou que ele simplesmente adormeceu, em paz.

Nascido em 1927, em Chão das Servas, no concelho de Vila Velha de Ródão, Manuel Cargaleiro deixou um legado artístico que será lembrado por gerações. Sua obra foi fortemente inspirada no azulejo tradicional português, e ao longo de sua carreira, ele explorou diferentes formas de expressão artística, desde a cerâmica até a pintura e a tapeçaria.

Ao longo dos anos, Manuel Cargaleiro recebeu inúmeras honrarias e prémios, tanto em Portugal como no estrangeiro. Sua arte foi reconhecida e apreciada em todo o mundo, e ele deixou a sua marca em diversas exposições individuais e coletivas.

Em 1990, foi inaugurada a Fundação Manuel Cargaleiro em Castelo Branco, e mais tarde, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro no Seixal. Estes espaços são testemunho do seu talento e da sua dedicação às artes plásticas.

No último ano, Manuel Cargaleiro teve várias exposições em Portugal, mostrando obras nunca antes vistas ao público. Em Paris, em 2019, recebeu a medalha de Mérito Cultural do Governo português e a Medalha Grand Vermeil, a mais alta condecoração da capital francesa.

Hoje, despedimo-nos de um grande artista, mas o seu legado continuará a inspirar e encantar todos aqueles que apreciam a arte. Manuel Cargaleiro deixou um vazio no mundo das artes, mas também nos deixou um tesouro de obras que perdurarão para sempre. Descanse em paz, mestre Cargaleiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos populares